A Secretaria de Ação Comunitária e o Conselho Comunitário receberam comunicado e pedido de oficialização de eleições na Associação de Moradores do Jardim Caravelle (agendada para o dia 6 de agosto) e para a Associação de Moradores do Jardim Esmeralda, agendada para o dia 13 de agosto. Em ambas as comunidades estão abertas o período de inscrição de chapas e registro de candidaturas para a posterior organização dos pleitos. Existindo mais de uma chapa, haverá eleição com regimento eleitoral sendo elaborado e comandado pelo Conselho Comunitário e pela Secretaria de Ação Comunitária. Existindo apenas uma chapa, assembléia de homologação das mesmas.
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Secretaria e Conselho diplomam a nova diretoria do bairro do São Cristóvão I
A Secretaria de Ação Comunitária e o Conselho Comunitário das Associações de Moradores realizaram no último sábado (dia 23), a segunda diplomação de diretorias eleitas e por elas supervisionadas. O ato aconteceu na Associação de Moradores do São Cristóvão I, até então presidida por Walter Pagliosa onde duas chapas foram inscritas e estiveram disputando o comando da associação com vitória da Chapa 2 "Unidos Por Um Bairro Melhor", presidida pelo morador, Marcelo Penafiel.
A noite de diplomação recebeu a visita do vice-prefeito, Jadir de Mattos, do secretário José Carlos da Costa - Cocão, da presidente do Conselho Comunitário, Ivonete Krezeinski e do vereador Dr. Burgarelli. O vereador Robertinho Magalhães foi representado pelo assessor, Romeu Junior. Com o ato, todos os seis moradores que integram a nova executiva e seis conselheiros fiscais foram diplomados.
Diretoria
Marcelo Penafiel (presidente); André Duarte de Mattos, o popular Sasá (vice-presidente). Na primeira secretária, Edson Fauth e na segunda secretaria, Zilda Schoroeder Muller. Na primeira tesouraria, Renato Miller e na segunda tesouraria, Johny Cesar Ferla. Entre os conselheiros fiscais: Walter Pagliosa, Lorival Pereira Felix, Carlos do Nascimento, Solange da Luz Nascimento, João Afonso Penafiel.
Francisco Machado é eleito presidente do Jardim Colméia
No sábado (dia 23), moradores do jardim Colméia (Bairro Cataratas) foram as urnas para eleger a nova diretoria da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Colméia. Duas chapas foram inscritas, com vitória por 15 votos da Chapa 1 (Trabalho e Transparência), liderada pelo morador Francisco Machado. Com 250 eleitores registrando presença na tarde de sábado, a Chapa 1 recebeu 132 votos enquanto que a Chapa 2, recebeu 107 votos.
A mesma é presidida por Francisco Machado, tendo em sua vice, Ari Alves da Costa. Na primeira secretaria, Claudia da Costa e na segunda secretaria, Clodoaldo da Silva. Na primeira tesouraria, Osmar Franco e na segunda tesouraria, Marlonda Silva. Izolete Oliveira que durante quatro anos presidiu a associação de moradores entregou o cargo ao novo presidente após o anúncio do resultado em ato comandado pelo presidente da Comissão Eleitoral, Luiz Américo agradecendo a comunidade e incentivando a nova diretoria eleita. Francisco quer entre as principais lutas, continuar o empenho de Izolete no programa de asfalto do bairro recém iniciado e que beneficia apenas 30% do Jardim Colméia.
domingo, 10 de julho de 2011
Paçoca vence eleição no bairro Santa Felicidade
Realizada no último sábado (dia 9 de julho), a eleição da nova diretoria na Associação de Moradores do Bairro Santa Felicidade. Foi a eleição mais concorrida da história desta comunidade que ao sabor da disputa entre duas chapas, levou das 13 às 16 horas, ao Salão Comunitário, nada menos que 735 moradores para votarem. Duas chapas concorreram com o atual presidente Luiz Américo postulando a reeleição registrando a Chapa 1 "Sou mais Américo". A outra é liderada pelo morador, Valmir Carlos Neves com a Chapa 2, denominada de "Paçoca, Santa Felicidade em boas mãos".
A secretaria de Ação Comunitária e o Conselho Comunitário das Associações de Moradores comandaram o processo eleitoral novamente mostrando muita imparcialidade e competência sob a égide de um regulamento eleitoral aprovado pelas duas chapas. Depois de atender a movimentada fila de moradores a Comissão Eleitoral contou os votos e anunciou o resultado com vantagem para a Chapa 2 “Paçoca – Santa Felicidade em Boas Mãos”, vencendo ao registrar nas urnas, 459 votos, contra 264 votos destinados a Chapa 1, liderada pelo presidente Luiz Américo. Os demais 11 votos, foram considerados nulos.
“O bairro Santa Felicidade ganhou com esta bela eleição. A população esta começando a valorizar sua associação e vejo isto com bons olhos já que uma entidade forte e representativa tem maior peso nas lutas pela comunidade”, disse Luiz Américo que anunciou a posse oficial nos próximos quinze dias quando o Conselho Comunitário e a Secretaria de Ação Comunitária vão diplomar a nova diretoria eleita.
O novo presidente eleito, Valmir Carlos Neves “Paçoca” agradeceu aos amigos e moradores do bairro pelo apoio recebido e garantiu que vai se empenhar para fazer um bom mandato junto com novas conquistas para o bairro. Conclamou sua diretoria para permanecer unida no compromisso que tem pela frente nos próximos dois anos.
Diretoria Eleita - Chapa 2 - "Paçoca - Santa Felicidade em Boas Mãos"
Valmir Carlos Neves (Presidente); Wilson Vieira Santos (Vice-presidente), Samuel da Silva (1º Secretário); Marcio Bornner Souza (2º Secretário); Maria Clara Nogueira (1ª Tesoureira) e Flávio do Carmo Silva (2º Tesoureiro).
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Secretaria e Conselho Comunitário vão diplomar diretorias de associações
O secretário de Ação Comunitária, José Carlos Costa (Cocão) e a presidente do Conselho Comunitário das Associações de Moradores, Ivonete Krezeinsky definiram que unidos volta-se a emitir os antigos certificados de diplomação das diretorias eleitas nas associações de moradores, como realizava antigamente a Ucam. Desde a extinção da entidade mater das associações de moradores, este processo foi extinto e volta a ser reeditado servindo segundo o secretário Cocão, como documento oficial da diretoria eleita e respectiva data do mandato.
Segundo Cocão, receberão a diplomação, as associações que tiverem seus processos eleitorais, em assembléia geral de aclamação ou eleição disputada, acompanhados pela Comissão Eleitoral formada legalmente entre a Secretaria de Ação Comunitária, o Conselho Comunitário e moradores do bairro, fixado em edital. "O certificado será um documento de que a diretoria é legal e registrará a data de validade do mandato", destacou ainda o secretário de ação comunitária.
APROVANDO
A presidente do Conselho Comunitário, Ivonete Krezeinski aprovou a proposta do secretário José Carlos Costa (Cocão) afirmando que a diplomação é um documento legal de eleição e adiantou que o Conselho Comunitário vai se dedicar a definir critérios para a concessão da diplomação.
"Estamos recebendo o devido apoio da secretaria de ação comunitária e a diplomação é mais um passo da organização das eleições das associações de moradores. Ela destaca que a secretaria e o conselho estão definindo regimento de eleição; critérios e responsabilidades para que os processos eleitorais sejam acompanhados por ambos.
Conselho Comunitário vai debater a segurança
O Conselho Comunitário das Associações de Moradores convocou reunião extraordinária para o dia 19 de julho (18 horas) para em conjunto com o Conselho de Segurança e comandos da Polícia Civil e Militar, debater com os líderes de bairros, a segurança pública e a participação comunitária.
Segundo Ivonete Krezeinski, presidente do Conselho Comunitário, a entidade foi provocada pelo Conselho de Segurança, pelos delegados da Policia Civil e comando da Policia Militar para prmover este encontro entre líderes comunitários e autoridades. "A segurança é uma das preocupações constantes dos presidentes de bairros e dos presidentes de associações do interior", disse ela que credita existir avanços através do diálogo, da troca de informações.
Segundo Ivonete, o Conselho Comunitário e o Conselho de Segurança estão aproximando-se para aumentar o debate e colocar frente a frente os líderes dos bairros e distritos com as autoridades. "O encontro esta marcado e espero a participação dos presidentes de associações e conselheiros neste dia", finalizou ela.
Comad começa debate público sobre a maconha
O Comad (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas) propôs uma ampla reflexão sobre a descriminalização e regulamentação do uso da maconha. A intenção é debater através de audiência pública e reuniões, os efeitos, tanto positivos como negativos, da liberação da maconha no Brasil. Os conselheiros irão fazer novos encontros sobre o tema.
De acordo com o presidente do Comad e diretor da Secretaria Antidrogas, Eugênio Rozetti Filho, é necessário o estudo dos dois posicionamentos para verificar até que ponto seria vantajoso a liberação ou não da maconha. "O conselho é formado por 30 entidades, então nada melhor do que evidenciar os dois lados dessa questão, pois ainda há muitas dúvidas".
Segundo Rozetti Filho, o objetivo é encontrar o melhor caminho para como agir em ambos os casos. "Caso a proibição continue, então é necessário mais policiamento, por exemplo. Se for regulamentado, temos de pensar como isso irá acontecer. Acredito que esse seja o papel do Comad nessa discussão".
A pauta de debate foi motivada devido à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que considerou constitucional a "marcha da maconha" e que, segundo o voto do relator, ministro Celso de Mello, as marchas não constituem apologia ao crime e sua realização leva em consideração a liberdade de expressão prevista na Constituição Federal.
Conselho de Saúde do Claudete vai cadastrar moradores
A semana começou com uma reunião do Conselho Local de Saúde do Claudete. Foram discutidas as diretrizes e prioridades da saúde para o bairro e o presidente da Associação de Moradores, Clóvis Petrocelli informou que a Secretaria de Saúde do Município esta com os projetos prontos da nova UBS da comunidade devendo ser enviados a Brasília na sequência visando aproveitar a emenda parlamentar do Deputado Federal Fernando Giacobo de 400 mil reais. Para que a equipe do conselho de saúde do bairro tenha maiores informações sobre o número de famílias e da comunidade, será feito no Claudete, um cadastro das residências, famílias e número de habitantes. Também o cadastro trará opiniões e sugestões de prioridades dos moradores.
Sexta-feira: Diretoria do bairro Interlagos será a 1ª diplomada
O bairro Interlagos que realizou eleição para renovar a diretoria da Associação de Moradores do Interlagos no últiumo dia 18 de junho, através de assembléia geral, tem agendado para esta sexta-feira (dia 8 de julho), a solenidade de posse da nova diretoria comandada por Ismair Malizan que passou a ser o novo presidente. Como novidade, este será o primeiro bairro a receber a volta dos atos de diplomação oficial que será realizado pela Secretaria de Ação Comunitária e o Conselho Comunitário das Associações de Moradores. A nova diretoria está composta pelo Presidente: Ismair Malizan, Vice-Presidente: Leonice Damaceno, 1º Secretário: Valdecir Miguel Ribeiro, 2º Secretário: Olider Pedro, 1º Tesoureiro: Sebastião Damaceno e 2º Tesoureiro Sebastião Cordeiro.
Duas chapas disputam eleição na associação do Santa Felicidade
Ocorre neste final de semana (dia 9 de julho), a eleição da nova diretoria na Associação de Moradores do Bairro Santa Felicidade (Das 14 às 16 horas, no Salão Comunitário. Duas chapas estão concorrendo para o mandato deste ano e uma delas é liderada pelo atual presidente Luiz Américo postula a reeleição registrando a Chapa 1 "Sou mais Américo". A outra é liderada pelo morador, Valmir Carlos Neves com a Chapa 2, denominada de "Paçoca, Santa Felicidade em boas mãos".
A secretaria de Ação Comunitária e o Conselho Comunitário das Associações de Moradores vão comandar o processo eleitoral na tarde deste sábado, reunindo durante a semana, lideres das duas chapas para definir o regulamento da eleição em consenso. Américo é candidato a reeleição confiandno no bom desempenho que realizou na associação, nestes dois anos.
Chapa 1:
A Chapa 1 "Sou Mais Américo" conta com a seguinte composição inscrita: Luiz Américo de Oliveira (Presidente), Edilson Rocha da Silva (Vice-presidente), Nailde Sheneider Paludo (1ª Secretária); Evandro de Brito Neri (2º Secretário); Alexandre Ribeiro de Souza (1º Tesoureiro) e Luiz Fernando Furtado (2º Tesoureiro).
Chapa 2:
Na Chapa 2 "Paçoca - Santa Felicidade em Boas Mãos" a seguinte composição: Valmir Carlos Neves (Presidênte); Wilson Vieira Santos (Vice-presidente), Samuel da Silva (1º Secretário); Marcio Bornner Souza (2º Secretário); Maria Clara Nogueira (1ª Tesoureira) e Flávio do Carmo Silva (2º Tesoureiro).
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Caravana do Neto esteve no Santa Felicidade e no Periolo. Pacaembu dia 30
Como programado, a Caravana do Neto já esteve em dois bairros no mês de junho, levando o Tarobá Cidadania às comunidade do Santa Felicidade (região Sul) e Jardim Periolo (Região Norte). O presidente da Associação de Moradores, Luiz Américo preparou o salão comunitário e colaborou em muito para que toda a estrutura de serviço estivesse a disposição dos moradores que foram atendidos pela equipe de profissionais. Luiz Amércio agradeceu a passagem da Caravana do Neto atendendo muitas famílias carentes do bairro. Já no Periollo, o presidente da Associação de Moradores. Oswaldo Garcia da Fonseca, também participou dando estrutura para que o projeto tarobá Cidadania atendesse a população e o programa fosse gerado ao vivo deste bairro.
O apresentador José Roberto Neto antecipa que ainda neste mês, no próximo dia 30 de junho, a Caravana do Neto estará no bairro Pacaembu. A visita foi alterada devido o Dia da Bondade que nesta semana (quinta-feira), acontece ao vivo em várias cidades da região. "Meu amigo Ney do Pacaembu já esta organizando a sua comunidade para mais um programa Tarobá Cidadania ao vivo e lá estaremos fechando a programação deste mês de junho", confirmou o apresentador Neto.
Américo busca a reeleição no bairro Santa Felicidade
Líder comunitário é convocado a continuar atuando pela comunidade
graças ao trabalho realizado em prol dos moradores
Ocorre no próximo dia 9 de julho, a eleição da nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro Santa Felicidade. Duas chapas estão concorrendo para o mandato deste ano, uma delas liderada pelo atual presidente, Luiz Américo que se recandidatou com a chapa "Sou mais Américo" e a outra é a de Valmir Carlos Neves com a chapa "Paçoca - Santa Felicidade em boas mãos".
Segundo a ficha de inscrição, a chapa de Luiz Américo conta com a seguinte diretoria: Luiz Américo (Presidente), Edilson Rocha (Vice-presidente), Nailde Paludo (1ª Secretária) e Alexandre Souza (1º Tesoureiro). Na chapa do Paçoca, Valmir Neves (Presidente), Wilson Vieira Santos (Vice-Presidente), Samuel da Silva (1º Secretário) e Maria Clara Nogueira para (1ª Tesoureira).
A administração de Luiz Américo
Durante o mandato de Luiz Américo, diversos projetos foram concretizados. Um deles é o Ideal Solidário que atende cerca de 300 famílias com cestas básicas. O Projeto Atletas de Jesus que começou com 16 crianças, hoje conta com cerca de 200 crianças.
O grupo de teatro, ballet e dança Atitude beneficia cerca de 60 crianças. A CCI da terceira idade é outro exemplo, composta por cerca de 90 idosos oferecendo diversas atividades. Outra ação promovida pela liderança de Américo é o mutirão social que ocorre em parceria com as Igrejas. Destaque ainda da luta em parceria com o vereador Tonin, pela obra de ampliação da UBS; a Praça das Nascentes, o asfalto de ruas e a quadra poliesportiva.
Com todas essas ações concretizadas a chapa definiu outros projetos e melhorias para a comunidade, com objetivo de trazer progresso para o bairro e mais qualidade de vida para os moradores. A construção de uma praça com brinquedos para as crianças e uma capela mortuária, a reforma do salão comunitário e a instalação de uma academia ao ar livre estão entre os novos projetos da chapa de Américo.
ROSALINO: O ENTALHADOR ARTESÃO QUE FÊZ HISTÓRIA NO CLAUDETE
Cascavelense há 40 anos, natural de Passo Fundo - RS, Rosalino Tacito Faedo tem como meta conseguir transferir seus conhecimentos de trabalho em madeira, como entalhes ou artesanato, para outros jovens que possam sucedê-lo. O morador do Claudete, popular Faedo, trabalha com madeira desde 1953, quando começou apenas como lixador de esculturas e alguns anos depois passou para entalhador na Industria de Móveis Sino, empresa com a qual veio para Cascavel. Diz ele que na época o entalhe em móveis era corriqueiro, mas alguns anos depois, a modernidade denegou a profissão, substituindo os móveis por algo mais prático e não mais artesanais, mas que de uns cinco anos prá cá, novamente está voltando à moda os entalhes e mesmo aposentado, sobrevive de encomendas de trabalhos dessa ordem, realizando os entalhes nos fundos de sua residência na Rua Marechal Deodoro no Bairro Claudete. Nascido em 1938, Faedo diz ter um sonho de transferir seus conhecimentos como entalhador em cursos práticos, e para tanto, tem esperanças de conseguir um local e subvenções para tornar realidade esse objetivo. Muitas de suas esculturas ou móveis, cujos entalhes são verdadeiras obras artísticas, decoram residências ou empresas, mas o artista continua anônimo e mais que isso, sem um sucessor.
Assinar:
Postagens (Atom)